Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como encontrar um smartphone Android perdido ou roubado
02-11-2013, 12:38 PM
Mensagem: #1
Exclamation Como encontrar um smartphone Android perdido ou roubado
O teu smartphone foi perdido ou roubado? Conhece aplicativos gratuitos que podem ajudar a localizá-lo, mesmo que não te tenhas se precavido antes.

Pode acontecer com qualquer um: sentes um “vazio” no bolso e de repente notas que o teu smartphone já não está lá. Podes ter deixado em algum sitio (no restaurante, no escritório, ou mesmo em casa) ou, pior, ele pode ter sido roubado.

Além do dano material (afinal de contas, um smartphone não é barato), também há o risco de divulgação de informações pessoais. Se teu aparelho tem aplicativos do Twitter, Facebook, do teu banco ou uma conta do GMail activa, quem o tiver em mãos terá acesso a estes serviços, poderá publicar mensagens em teu nome e até alterar senhas, “sequestrando” tua vida digital.

O ideal, claro, é recuperar o aparelho. Mas caso isso não seja possível, é necessário ao menos limitar o acesso às tuas informações pessoais. Por sorte há aplicativos Android que ajudam em ambos os casos, e alguns deles são gratuitos.

ATENÇÃO: se conseguires localizar um smartphone que foi roubado, não tentes ir atrás dele sozinho, pode ser perigoso. O ideal é entrar em contacto com a polícia e explicares o que se passa. Um gadget não vale tua vida: mantém sempre a tua segurança em primeiro lugar.

Prevenção

“O seguro morreu de velho”, diz o ditado. Para evitar que estranhos tenham acesso às tuas informações pessoais caso o teu smartphone seja perdido ou roubado, define uma senha de acesso. Ela será necessária sempre que “acordares” o aparelho, e pode ser uma senha tradicional (como uma palavra ou frase), numérica (com até quatro dígitos) ou um padrão de pontos desenhado no ecrã.

Para isso, vai a Configurações / Local e Segurança / Configurar bloqueio de ecrã (Configurar / Segurança / Bloqueio de Ecrã no Android 4.0). Escolhe o tipo de protecção que queres e segue as instruções no ecrã. Não te esqueças do padrão/senha/código que definiste, pois ele será necessário sempre que quiseres usar o aparelho, mudar a senha ou para apagar todos os dados e restaurá-lo à configuração de fábrica.

Motorola, ao resgate!

O pior aconteceu e teu smartphone já era, e agora? Se você tens um aparelho produzido pela Motorola, provavelmente já tem um localizador grátis. O recurso é parte dos serviços MOTOBLUR e MotoCast, integrados à maioria dos aparelhos da empresa.

Para saberes onde está teu aparelho, acede este site e faz login com o utilizador e senha do serviço, que definiste quando crias-te a tua conta ao ligar o smartphone pela primeira vez, ou com a tua conta do Google. Depois, clica na aba Localize o Telefone (ou Localizar Telefone) e clica no botão Actualizar localização (ou Localizar meu telefone). Após alguns minutos um ponto no mapa indicará a posição aproximada do aparelho, com precisão de 60 metros. Para que isso funcione, o aparelho precisa estar ligado e com o GPS activo.



MOTOBLUR: grátis em quase todo smartphone Android da Motorola

Você pode também bloquear o telefone remotamente (opção Bloquear Telefone, na aba Apague seus dados ou Proteger Telefone). Com isso ele passa a pedir uma senha, que é definida por você, portanto quem estiver de posse dele não conseguirá usá-lo.

Ou, se conseguires localizar o aparelho mas decidir que não vale a pena correr atrás dele, podes apagar remotamente todas as informações com a opção Apagar telefone (na mesma aba). Infelizmente ela não apaga o cartão de memória, então eventuais fotos e documentos que estejam lá ainda poderão ser acedidos.

O “Plano B”

Plan B é um aplicativo gratuito do Lookout Labs que ajuda a localizar um aparelho perdido. O interessante é que ele usa a capacidade de instalação remota de aplicativos do Android Market, o que permite que ele seja instalado num smartphone mesmo que o aparelho já não esteja contigo.

Funciona desta forma: assim que teu aparelho for “extraviado”, abre a página do Plan B no Google Play usando um PC. Clica em Instalar, selecciona o teu aparelho na lista Enviar para outro dispositivo e clica no botão Instalar. Assim que teu aparelho se ligar a uma rede, seja 3G ou Wi-Fi, o aplicativo será instalado.

A partir daí, e durante 10 minutos, o Plan B irá enviar mensagens para teu endereço de e-mail (o mesmo associado ao Android Market) com as coordenadas do aparelho e sua posição num mapa. O primeiro e-mail provavelmente mostrará apenas uma ideia geral da localização, com baixa precisão, mas ela será refinada nos e-mails seguintes.

Se depois de 10 minutos você não conseguir encontrar o aparelho, podes pedir uma nova tentativa de localização. Basta mandar para o aparelho uma mensagem de texto com o comando LOCATE (tudo em maiúsculas). Claro, isso presume que teu SIM Card ainda esteja no aparelho, e que ele esteja ligado.

O Plan B é gratuito, mas não tem recursos como bloqueio do aparelho ou exclusão remota de arquivos. Para isso precisas da versão Premium de um outro produto do mesmo fabricante, o Lookout Mobile Security.

Lookout Mobile Security: 1001 utilidades

O Lookout Mobile Security é um pacote de segurança que inclui, além de localizador, um anti-vírus e serviço de backup na web dos contatos e histórico de chamadas no aparelho.

Há duas versões: uma gratuita, com os recursos acima, e a “Premium” (que podes experimentar sem compromisso por 14 dias), que também inclui backup online de fotos, a capacidade de bloquear ou apagar remotamente um smartphone perdido, navegação segura (que evita que sejas vítima de malware ou phishing via e-mail ou mensagens de texto) e um “Privacy Advisor”, que indica quais aplicativos podem estar a aceder a informações “sensíveis”.

Funciona de forma similar ao MOTOBLUR: depois de instalar o aplicativo e configurá-lo (Precisarás de criar uma conta gratuita), podes “esquecer” que ele existe. Se precisares localizar o teu smatphone, basta fazer login no site do serviço com o teu username e password e clicar na opção Dispositivo Perdido. Clica no botão Localizar e aguarda. Se o aparelho estiver ligado e com rede, em poucos minutos irá surgir no ecrã um mapa com a localização. Se tiveres a versão Premium do aplicativo aproveita a hipotese e bloqueia o teu smartphone (botão Bloquear) com uma senha, para que ninguém possa usá-lo.



Lookout Mobile Security: localização e protecção contra vírus

E aí entra em acção um recurso divertido: assim como no MOTOBLUR, a localização não é exacta e achar o aparelho ainda pode ser difícil. Mas quando estiveres na vizinhança, clica no botão Alarme para fazê-lo “gritar”. O aparelho irá soar uma sirene a todo volume, e aí basta seguires o som.

Como último recurso, podes apagar remotamente o aparelho (botão Apagar, apenas nas versão Premium). Isso apaga todos os aplicativos e arquivos da memória interna, restaurando-o ao estado em que estava quando saiu da caixa. Após um wipe o Lookout deixará de funcionar (o aplicativo também é apagado durante o processo), mas pelo menos podes ter a certeza de que ninguém terá acesso às tuas informações pessoais.

Fonte: PC World

[Imagem: info2.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Suportado Por MyBB, © 2002-2017 MyBB Group.
Contacte-nos | informaticos.pt | Voltar ao Topo | Voltar ao conteúdo | Modo (Arquivo) Leve | RSS conteúdo