Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tutorial - Como resolver 'situações suspeitas' com software grátis
06-06-2013, 02:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-07-2013 12:14 AM por Mike80.)
Mensagem: #1
Information Tutorial - Como resolver 'situações suspeitas' com software grátis
[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcRigg9h9UHt0To2Qr_ioAH...rBkwhkYqqA]

Este pequeno Tutorial destina-se a quem suspeite que tenha um problema no seu computador relacionado com vírus, trojans ou spyware/malware. Tratam-se de alguns simples procedimentos a fazer, todos com a utilização de software grátis.


Ora bem, o que vos aconselho é fazer em caso de 'infecção' ou suspeita da mesma, trata-se de o que eu chamo, uma 'limpeza severa'! Mas para isso vão precisar de algum software especializado como um anti-vírus, um anti-trojan e/ou um anti-spyware. Mas o essencial poderão encontrar aqui mesmo no fórum nas devidas secções, tentarei aconselhar-vos os melhores programas grátis existentes para que não tenham despesas.

Desde já, o primeiro passo será desinstalar algum programa 'suspeito' (caso seja esse o caso), se por alguma razão não o conseguirem, poderão mais tarde fazê-lo utilizando este primeiro programa que irei indicar (que tem uma ferramenta para 'desinstalar à força' programas teimosos, lol).

Então, de seguida aconselharia a descarregarem um programa que limpe cookies, malware, spyware, adware, ficheiros temporários (do sistema e da internet), 'lixo' e outros códigos maliciosos. Eu próprio utilizo-o, trata-se do CCleaner e podem descarregá-lo a partir aqui do fórum em:

http://www.informaticos.pt/forum/Thread-...791#pid791

Descarreguem a versão mais recente, instalem e caso seja necessário (se o programa pedir), façam um 'reset' (reinicializar). Caso não peça, podem executar de imediato o programa e utilizar as várias ferramentas que o programa tem.

A ferramenta do programa que eu aconselharia logo a executar é a Limpeza do Registo. Terão de escolher a secção 'Registo' na barra vertical que aparece na janela do programa e de seguida clicar em 'Procurar Erros'. O programa faz um scan ao computador e apresentará uma lista de erros presentes no Registo, quando isto acontecer cliquem em 'Reparar Todos os Erros' (o programa irá perguntar se desejam gravar as alterações num ficheiro, mas respondam 'Não' e o processo continuará).

As restantes ferramentas poderão ser exploradas mais tarde. Quando concluirem a limpeza, aconselho a que façam um 'cold reboot', ou seja, desliguem o computador, esperem pelo menos uns 3 ou 4 minutos e tornem a ligá-lo.


Próxima etapa: um bom Anti-Vírus. Não sei que anti-vírus teêm, mas quando um computador é infectado, normalmente a primeira 'vítima' é o anti-vírus. As defesas são modificadas, o programa deixa de funcionar correctamente e torna o PC lento. Existem actualmente soluções grátis com muito bom desempenho, e uma dessas soluções é o Avast! (v7).

Podem descarregar o anti-vírus a partir do fórum em:

http://www.informaticos.pt/forum/Thread-...s%C3%A3o-7

O Avast! detecta um variado tipo de ameaças, desde vírus a trojans, assim como código malicioso e impede programas suspeitos de executarem certos comandos. Aconselho que após a instalação, deixem o computador ligado uma noite a fazer um 'scan completo' (que pode demorar horas) e que escolham a opção 'Scan before Boot'. Isto vai fazer com que o scan seja executado antes de o Windows arrancar, durante o processo de arranque (o 'boot').


Mais tarde poderão arranjar um anti-spyware 'preventivo', é um programa que não faz os típicos scans, a protecção é feita em tempo-real e o único cuidado a ter é certificarem-se que a base de dados do programa seja actualizada (ou seja, os 'updates'). Também aqui existem opções grátis de bom desempenho, posso aconselhar o mesmo programa que eu utilizo que é o Spyware Blaster. Podem descarregá-lo também aqui a partir do fórum em:

http://www.informaticos.pt/forum/Thread-SpyWareBlaster

Convém que este programa só seja instalado depois de o computador ter sido 'limpo', portanto esta será a última coisa a fazer. Se existir um problema, estes passos deverão resolver o assunto. Saliento que evidentemente, programas pagos serão mais eficazes, mais abrangentes e terão suporte técnico directo, mas apesar disso estes programas indicados, normalmente resolvem a maioria dos problemas mais conhecidos.



Bom, espero que esta informação ajude! Wink

Mike80



NOTA: Se por acaso algum dos links não funcionar, façam manualmente 'copy/paste' ao endereço ou procurem os programas no fórum fazendo uma rápida pesquisa.



[Imagem: infor_pt_logo.jpg]

[Imagem: sigtestv.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Suportado Por MyBB, © 2002-2017 MyBB Group.
Contacte-nos | informaticos.pt | Voltar ao Topo | Voltar ao conteúdo | Modo (Arquivo) Leve | RSS conteúdo